quinta-feira, 26 de março de 2009

• Cinema Argentino

O Cinema na Argentina tem passado por uma revigoração desde a década de 1990, apesar da forte crise econômica atravessada pelo país. Filmes como El Hijo de la Novia, Nueve Reinas, Plata Quemada, El Abrazo Partido, Kamtchatka, La Ciénaga e Cenizas del Paraíso atestaram um salto de qualidade técnica e de linguagem na produção nacional e lançaram à fama internacional cineastas como Lucrecia Martel, Daniel Burman, Marcelo Piñeyro e Pablo Trapero.

A Argentina também foi o primeiro país da América Latina a produzir um longa-metragem que recebeu o certificado Dogma 95, com o filme Fuckland, de 1999.

Entre as poucas e ultimas indicações ao OSCAR, pro país temos o drama "O Filho da Noiva", 2001 - que perdeu a estatueta para a Bosnia. Concorrendo junto ao Brasil em 99, o filme "Tango" também perdeu sua estatueta. O cinema Argentino, conta também com outras indicações ...

3 comentários:

  1. E ai, então, acho que nunca vi um filme argentino... pelo menos não que me lembre. Mais agora fiquei curiosidade e vou procurar por um.... Tem alguma dica?

    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Então Thiago, também não vi nenhum ! Vou ver um daqui a pouco, mais citei os indicados ao OSCAR ... procuraa e vê!

    ResponderExcluir
  3. Hoje mesmo veria "A História Oficial" (único argentino premiado com o Oscar), mas acabei pegando outro filme na locadora, hehehe. O cinema argentino é muito bom, gosto de todos os filmes que você citou - dentre os que vi, claro.

    ResponderExcluir