terça-feira, 3 de março de 2009

• A Mulher Faz o Homem

A Mulher Faz o Homem
(Mr. Smith Goes to Washington, 1939)

• Uma alma inocente perfeitamente retratada por James Stewart - e magistralmente dirigida por um génio do cinema •


O começo sem pé nem cabeça não é problema nenhum nesta obra-prima do cinema americano, hoje em dia vista como uma história clássica, Frank Capra conta a história de Jeff Smith, um homem do campo que repentinamente se torna senador dos Estados Unidos devido a morte de outro, sem base nenhuma em pouquíssimo tempo se vê no legado dos senadores mais poderosos dos Estados Unidos, cada um representando seu estado ... Ingénuo, pouco popular, sem nenhuma base sobre o assunto do senado, sem nenhum amigo Jeff decidi se aventurar por Washington sem nenhuma má intenção ... Acontece, que em pouco tempo ele é logo 'esfaqueado' por todos os outros senadores ... toda uma corrupção vem a tona e mostra o cruel e indigno mundo que é na verdade Washington. Frank Capra não se preocupou em mostrar o que é o personagem principal logo no começo, deixou que ele mesmo fizesse isso no decorrer de todo o filme, se mostrando um personagem acima de tudo, ingénuo que se deixa levar por qualquer palavra dos outros, que confia em quem não deve, em quem não conhece. Assim que chega a Washington conhece uma até então 'chata' secretaria Mr. Saunders, que ao decorrer do filme se mostra uma pessoa sensível, e que se apaixona facilmente, com poucas palavras pelo novato senador. Confesso que fiquei esperando um romance de certa forma de ambos, e fico muito feliz por ter recebido um resultado contrario, pois acho que não seria bom para com o filme ... o romance então ficou somente em diálogos a longa distancia em meio a um tribunal, e uma corrupção de senadores.

È algo impressionante, os diversos temas que Capra decidiu tocar nesta obra ... como politica, corrupção, amor, fidelidade ... e acima de tudo a honestidade de uma pessoa inocente. Um filme tocante na verdade, principalmente por seus diálogos que são interessantes desde a primeira fase até seu impressionante ² final - quando temos um grande debate entre senadores cada um defendo a si, um acusando o outro e cada um salva somente a si. Sou um grande admirador de Capra, principalmente após este filme, uma cena extremamente comovente é sem duvida quando Jeff se encontra com a pouco encantadora filha do senador corrupto, na qual Capra decidiu mostrar uma elegante cena do chapéu na qual ele não consegue segurar devido ao charme da filha - uma cena exuberante na qual ele se firma em um plano e decidi mostrar apenas o necessário, tudo com um movimento genial. Algo que sem duvida impressiona a todos, e James Stewart que me deixou sem palavras durante todo o filme, somente vendo pra conferir mesmo ... e claro que todo o resto do elenco, personagens marcantes são um ponto alto desta fita, o roteiro e todos os diálogos, quem vê fica também impressionado com a grande briga entre muitos senadores no final do filme ... tudo de forma muito bem elaborada. Editado de forma rápida e bem composta o filme de Capra merece toda atenção possível, assim como todas as suas outras fitas ... e sim, ainda é pouco chama-lo de génio eterno do cinema.

▬ Avaliação: 10

» Direção: Frank Capra
» Roteiro: Lewis R. Foster, Sidney Buchman

* 9 Indicações ao OSCAR
Melhor Filme
Melhor Diretor - Frank Capra
Melhor Ator - James Stewart
Melhor Ator Coad. - Harvey Carey
Melhor Ator Coad. - Claude Rains
Melhor Roteiro - História Original (Vencedor)
Melhor Roteiro
Melhor Edição
Melhor Direção de Arte

14 comentários:

  1. provavelmente o filme com a melhor atuação de Stewart da carreira. o ato final, quando ele cai desiludido junto dos papeis é antológica.
    grande filme do Capra. só perde p/ O Galante Mr. Deeds.
    abraço, rapaz.
    :P)

    ResponderExcluir
  2. Este eu ainda não vi, sendo que considero ainda que a melhor de Stewart está no fabuloso "A Felicidade Não Se Compra", que por sinal também é do gênio Frank Capra! Fica de dica (um 10, hein? Que dica!) vou tentar achar por aí...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. James Stewart é, sem dúvidas, um dos melhores atores que o Cinema já comprou. E Frank Capra é um gênio. Se tu pegares as obras de Capra e parar para analisar, são poucas que não ficam acima do "ótimo".

    Um dos melhores da década de 30!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, já está add na minha p´gina lá, valeu a descoberta ;D

    ResponderExcluir
  5. Não vi!!!!!!!!!! =(

    Mas acho difícil Stewart superar sua magnífica atuação em A Felicidade Não Se Compra.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Cleber, adoro o cinema de Frank Capra. È sempre um prazer rever seus filmes. E não é diferente com "A Mulher faz o Homem". Obra-prima. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Dou menos um valor que tu, ou seja, fico-me pelo 9 mas que é um filme muito bom é. E claro, tem o James Stweart que é o meu actor favorito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu sou fã do James Stewart. Acho que ele foi o grande leading man do cinema norte-americano e este filme é uma pequena pérola. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou completamente louco para assistir este filme, mas nunca o vi... adoro Capra e Stewart...

    Cléber... tem um Meme pra vc lah no blog...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Vocês gostam de excluir comentarios hein =)

    ResponderExcluir