
(Maltese Falcon, The, 1941)
• Um dos filmes que considerado hoje como origem do Noir, tem uma boa trama - porém um desenvolvimento que não ajuda muito •

A fita de Jonh Huston só não é melhor porque o desenvolvimento dos fatos (que são muitos) - é contado de uma forma tão rasa que não consegue impressionar muito, apenas o básico como qualquer outro filme, deixando a desejar cenas mais apreciadas, ou com mais suspense temos uma pequena decepção quanto a isso - outro ponto ruim é o personagem principal que em todo tempo se acha melhor do que tudo e do que todos, passando por cima de qualquer um sem nenhuma razão em especial, a não ser a ganancia - porque no final das contas quem fica com o precioso falcão é ele, mesmo que o falcão apresentando seja de 'chumbo'. Personagem principal torna-se dessa maneira uma das pesas mais irritantes do filme, por esse grande defeito. Mas, pra quem gosta das obras dos anos 40, e quer apreciar o bom e velho cinema indico sim está fita mesmo que não tenha gostado muito dela.

▬ Avaliação: 7,0
» Direção: John Huston
» Roteiro: Dashiell Hammett, John Huston
» Direção: John Huston
» Roteiro: Dashiell Hammett, John Huston
* 3 Indicações ao OSCAR
Melhor Filme
Melhor Ator Coad. Sydney Greenstreet
Melhor Roteiro
Melhor Filme
Melhor Ator Coad. Sydney Greenstreet
Melhor Roteiro
Quem quer ser um Mulionário é carne de vaca, não posso mais fazer ovações ok! Mais fazer o que?Quando me divirto no cinema, bato palmar para um filme, até nos filmes mamão com açúcar que logo se esquece.
ResponderExcluirBom agora falar bem de Relíquia Macabra é mais do que carne de vaca.É um sanduba gostoso com tudo que tem direito.
Mesmo destacando os problemas de ritmo e algumas coisas que irritam no filme, gostei de premissa do mesmo. Talvez de uma conferida.
ResponderExcluirAbraços!
Olha, John Huston é um diretor BEEEEM legal. Adoro sua versão de Moulin Rouge, rs. Este Falcão Maltês tem um trunfo que é seu sensacional roteiro. A direção, apesar de ser correta, tem um tropeço aqui e outro acolá, mas que não destrói o resultado final.
ResponderExcluirAbs!
EU gostei bastante do filme. Dou lhe 9 em 10. Uma referência absoluta dentro do noir. Além disso temos um Bogey brilhante.
ResponderExcluirAbc