quinta-feira, 5 de março de 2009

• Relíquia Macabra .

O Falcão Maltês
(Maltese Falcon, The, 1941)

• Um dos filmes que considerado hoje como origem do Noir, tem uma boa trama - porém um desenvolvimento que não ajuda muito •

Este é o primeiro trabalho que vejo de John Huston, e pelo que li - é também um dos filmes que considerando hoje, deu origem ao género noir no cinema. A trama conta a história de um grupo de pessoas que estão fazendo qualquer coisa, passando por cima de todos pra colocar as mãos em um falcão que supostamente é banhado a outro e muitos outras jóias. Acontecimentos inusitados são normais até uma certa parte do filme ... como por exemplo, em seu inicio temos uma serie de mortes repentinas, de personagens da qual nem sabemos a existência, somente que eles são essenciais pra história como Thursby que é assassino, e até então está com o Falcão. Pra esse assassinato ser resolvido é contratado um detetive Spade, que precisa solucionar todos os crimes que acontecem a ainda achar o falcão. No decorrer de todo o filme temos uma série de personagens misteriosos que vão aparecendo e tentando atrapalhar a busca do detetive pelo falcão ... Nem todos, alguns até ajudam não muito - mas, fazê o possível.
A fita de Jonh Huston só não é melhor porque o desenvolvimento dos fatos (que são muitos) - é contado de uma forma tão rasa que não consegue impressionar muito, apenas o básico como qualquer outro filme, deixando a desejar cenas mais apreciadas, ou com mais suspense temos uma pequena decepção quanto a isso - outro ponto ruim é o personagem principal que em todo tempo se acha melhor do que tudo e do que todos, passando por cima de qualquer um sem nenhuma razão em especial, a não ser a ganancia - porque no final das contas quem fica com o precioso falcão é ele, mesmo que o falcão apresentando seja de 'chumbo'. Personagem principal torna-se dessa maneira uma das pesas mais irritantes do filme, por esse grande defeito. Mas, pra quem gosta das obras dos anos 40, e quer apreciar o bom e velho cinema indico sim está fita mesmo que não tenha gostado muito dela.


▬ Avaliação: 7,0


» Direção: John Huston
» Roteiro: Dashiell Hammett, John Huston

* 3 Indicações ao OSCAR
Melhor Filme
Melhor Ator Coad. Sydney Greenstreet
Melhor Roteiro

4 comentários:

  1. Quem quer ser um Mulionário é carne de vaca, não posso mais fazer ovações ok! Mais fazer o que?Quando me divirto no cinema, bato palmar para um filme, até nos filmes mamão com açúcar que logo se esquece.
    Bom agora falar bem de Relíquia Macabra é mais do que carne de vaca.É um sanduba gostoso com tudo que tem direito.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo destacando os problemas de ritmo e algumas coisas que irritam no filme, gostei de premissa do mesmo. Talvez de uma conferida.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olha, John Huston é um diretor BEEEEM legal. Adoro sua versão de Moulin Rouge, rs. Este Falcão Maltês tem um trunfo que é seu sensacional roteiro. A direção, apesar de ser correta, tem um tropeço aqui e outro acolá, mas que não destrói o resultado final.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. EU gostei bastante do filme. Dou lhe 9 em 10. Uma referência absoluta dentro do noir. Além disso temos um Bogey brilhante.

    Abc

    ResponderExcluir