sexta-feira, 13 de março de 2009

• Brideshead Revisited


(Brideshead Revisited, 2008)

Belíssimo tecnicamente, com grandes atuações fazem deste um lindo triângulo amoroso•


Primeiramente quero dizer que adoro muito filmes passado na Inglaterra dos anos 20, e também gostaria de dizer e me perguntar porque a academia sempre esquece desses belos filmes em questões técnicas ? Não consigo me responder ... Mas, estamos aqui pra lembrar de mais um filme esquecido até então, aqui no Brasil. Trata-se de uma adaptação do romance da Inglesa Evelyn Waugh ... uma clássico da literatura inglesa. O filme é sobre um triângulo amoroso muito bem retratado entre dois homens e uma mulher, nos anos 20, o jovem Charles Ryder faz amizade com um aristocrata na faculdade. Passa a frequentar sua casa e família, mas apaixona-se pela irmã do seu colega, enquanto o mesmo aristroca fica apaixonado por ele. Inteiramente belíssimo, recheado com maravilhosos figurinos dos anos 20, uma bela fotografia e um riquissima direção de arte são os pontos mais fortes desse romance dramático.


Em pouquíssimo tempo, somos apresentados ao curioso pintor da Ingleterra Charles Ryder, que se envolve de uma maneira sutil com Sebastian que se apaixona por ele devido ao longo tempo que passam juntos ... fazendo mil e uma coisas menos sendo correspondido, até que então um dia o pai de Sebastian o convida pra ir visita-lo em Veneza, e essa viagem mudara todo o rumo da história já que Charles casualmente começa uma relação com Julia irmã de Sebastian ; a partir dai temos longas passagens pelo romance até casamentos, conflitos familiares, conflitos na amizade e tudo isso. O mais interessante é de longe a parte técnica muito boa, muito sutil, muito bela - incrivelmente retratada, em uma história que é ajudada sempre pelo elenco ... e um roteiro fiel, o diretor Julian Jerrold que já havia trabalhado com adaptações de época em 'Amor & Inocência' de 2007 - dessa vez não escorrega mesmo e leva seu trabalho belíssimo até o final, contamos ainda com a atuação de um protagonista excelente Matthew Goode, e como sempre a a arrebatadora Emma Thompson brilhando perante todo o resto do elenco.


• Avaliação: 8,0
Cotação: Òtimo

» Direção: Julian Jarrold
» Roteiro: Evelyn Waugh (romance), Andrew Davies (roteiro), Jeremy Brock (roteiro)
Elenco: Matthew Gode, Emma Thompson, Hayleyu Atwell.

* Premiações:
1 Indicação ao Satellite Award
Melhor Atriz Coad. Emma Thompson

▬ A respeito das premiações: Justíssima indicação, Emma é um dos maiores destaques do filme.

7 comentários:

  1. Cleber, tenho muitas curiosidade para ver este filme, mas, cadê ele por aqui? Será que desistiram dele? rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Como fã de filmes de época ingleses, este é um trabalho que quero MUITO assistir!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante, mas nunca tive tanta curiosidade, quem sabe agora...

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gosto do estilo e parece ser dos bons. Está anotado. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chama atenção neste filme é a Emma. Vou ver se baixo nos próximos dias...

    ResponderExcluir
  6. Tb adoro filmes passados na Inglaterra dos anos 20, e amo a Emma. Preciso ver esse filme logo. Um dos meus filmes preferidos é Vestígios do dia. Muito bom.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Esse rapaz aí é o que fez o "Match Point", né? pois, sim, acho ele um ótimo ator. Na verdade desconhecia por completo este filme, mas produções caprichosas como essa costumam chamar minha atenção - mesmo que seja apenas para deleite visual.
    Um abraço, Cleber!!!!

    ResponderExcluir