quinta-feira, 12 de março de 2009

• A Vida Secreta das Abelhas


(Secret Life of Bees, The, 2008)

• Belo filme sobre o preconceito racial, relaçãoes familiares e claro, as abelhas •


A história passada em 1964 na Carolina do Sul, onde ainda havia muito preconceito racial nesta época, quando estava prestes a sair os direitos civis, dando direito a todos os civis seja ele branco, negro ou de qualquer outra raça. Somos apresentados a Lily ainda bem pequena, quando sua mãe é ''assassinada'' diríamos que por ela mesma, desde então a garota sofre com grandes assombrações ao redor da mãe, com isso temos maus tratos do pai estúpido dela, também somos apresentados a governanta da casa negra Rosaleen, que em uma ida a cidade para conseguir o direito de votar é agredida de forma estúpida por 'seres' brancos - é daí que surge então a ideia de fugir para um lugar na qual Lily tinha lembranças chamado Tiborn. Ok - até ai temos um boa história mesmo sendo repetida já fomos outras diversas vezes apresentados a esse preconceito racial na década de 60, e muitas vezes sobre a mesma relação famílias entre mãe e filha (pai também neste caso), um elenco excepcional em mãos de um roteiro simples porém, que se sobressai em muitas vezes pegamos o expectador em boas partes ... Em meio a está fuga por um acaso elas encontram uma produtora de Mel (detesto) - que lhes dá abrigo e por lá ficam ... Chegando lá também somos apresentados a mais alguns personagens como a produtora central de mel August, a clássica irmã estúpida June, e a chorosa irmã May (temos uma boa piada no filme sobre os nomes das irmãs que são referentes aos meses do ano) - teríamos também July irmã gémea de May que já é falecida. Somos jogados em diversos acontecimentos os principais são os raciais claro ...

Como já havia dito não é a primeira, segunda ou terceira vez, que somos jogados aos mesmo temas como preconceito, relações familiares, amor e tudo isso, mas que de certa forma o filme consegue comover com os mesmos temas batidos. Tudo isso ao meu simples ver - é devido ao super simpático e ótimo elenco formado por atrizes excelentes como Queen Latifah, Sophie Okonedo, Jennifer Hudson & Paul Bettany que tem uma ótima performace neste como já era de se esperar ... destaque para a até então (ela conseguiu me tirar do sério com aqueles gritos irritantes dela em 'Guerra dos Mundos') Dakota Fanning, que na pele de uma menina madura, porém que se torna chata em alguns momentos, se sobressai sobre o elenco e nos garante uma ótima atuação. Roteiro que não se perde se garante durante toda a duração, e uma direção segura sem deslizes fazem deste filme, uma drama racial/familiar um bom filme.

• Avaliação: 7,5
Cotação : Muito Bom

» Direção: Gina Prince-Bythewood
» Roteiro: Sue Monk Kidd (romance), Gina Prince-Bythewood (roteiro)

Premiações:
1 Indicação ao Satellite Award
- Melhor Atriz Coad. Sophie Okonedo

▬ A respeito das premiações:
A atriz indicada é a que diríamos que se esforça mais do que as outras, por ser um papel mais melodramático e forçado, por isso a indicação é justa.

7 comentários:

  1. Eu quero muito assistir a este filme, especialmente por causa do elenco, que é ótimo! Seus comentários foram bem animadores. :-)

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esse, não espero muito mais tomara que me surpreenda.

    A propósito te linkei como parceiros.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi este. Em breve farei isso.

    ps: A foto do cabeçalho está ótima! Janela Indiscreta é sensacional :)

    ResponderExcluir
  4. Não vi ainda. Em compensação, o elenco até que não é tão ruim.

    Sobre Anjos e Demônios, eu tenho medo dele. Por um simples motivo: eu detestei O Código Da Vinci. Não sei se esse vai ser um filme de nível ou não, já que Frost/ Nixon pra mim foi uma surpresa e tanto!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca tive muito interesse em assistir este filme, mas a trama e a temática é bem interessante, talvez eu confira um dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Estou com bastante interesse neste filme, pela história, que parece ser muito bem contada. ;)

    ResponderExcluir
  7. Mais um exemplar que deve me conquistar pelo elenco e nem tanto pela história. Não curti muito da proposta do roteiro - que mistura assuntos demais. Assuntos que se dariam melhor se fossem discutidos separadamente, imagino, e não todos num mesmo filme. Mas, claro, são apenas suposições. Eu não vi aindda este "Vida Secreta das Abelhas", e como disse lá no início do comentário, deve ser mesmo o lenco que vai me laçar - já que adoro o Paul Bettany e a Dakota.
    Abraço forte!!!!

    ResponderExcluir