domingo, 22 de março de 2009

'' Luto & CineClub Indica .

Luto Eterno: John Ford
* 01/02/1894
* 31/08/1973
Quando ouço o nome "John Ford" ... não penso em nada a não ser, o diretor que roubou estatuetas douradas ... Relembrando, em 1942 Ford levou o OSCAR de melhor direção pra casa, sendo que tínhamos o filme que hoje é considerado o melhor de todos os tempos "Cidadão Kane", em 53 ele tirou o OSCAR de ninguém menos que Fred Zinnemann, John Huston e Cecil B. DeMille, com seu filme "Depois do Vendaval". Inusitado diretor, dono de filmes que são e sempre serão ícones de um ótimo cinema, John Ford faz falta a sétima arte.

Clique Aqui, para ler a biografia do diretor e saber tudo a respeito.

Indicação da Semana: As Vinhas da Ira
A indicação da semana também faz parte da carreira deste por sinal, ótimo diretor ... se trata do filme "As Vinhas da Irá", um filme na qual ele também tirou o OSCAR de alguns diretores, só que desta vez de nomes inusitados como Alfred Hitchcook, William Wyler e George Cukor.

As Vinhas da Ira
(Grapes of Wrath, The, 1940)

Baseado na obra de John Steinbeck, conheça a história de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás.


5 comentários:

  1. Não vi o filme ainda apesar de o pretender fazer muito brevemente. Sempre tive curiosidade para visualizar este grande vencedor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande drama passado na época da depressão. Filme um pouco diferente da carreira de John Ford, que se notabilizou por grandes faroestes e a maioria em parceria com John Wayne.

    ResponderExcluir
  3. POucas pessoas da nossa geração reconhecem o talento de grandes nomes do passado e a contribuição que estes deram ao cinema. Se não fosse por pessoas como John Ford talvez o cinema como conhecemos hoje fosse diferente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço muito sobre John Ford há muito que assisti um filme seu. Não vi "As Vinhas da Ira", mas fiquei curioso. Abraço!

    ResponderExcluir