quinta-feira, 9 de abril de 2009

01* Vidas Sem Rumo

Vidas Sem Rumo
(Outsiders, The, 1983)

Mais uma vez, a clássica e chata adolescência americana dos anos 80.


Cada vez mais eu acredito que Francis Ford Coppola não fez mais, do que cinco filmes bons em sua carreira - e mesmo assim, ele consegue deixar muitos na expectativa, cada vez que vem com um novo filme, assim como tem muitos por ansiosos por 'Tetro'. Essa fita, serviu para jogar alguns rostos definitivos no cinema comercial.
Estados Unidos, anos 80, um grupo de jovens que se auto-dominam 'Greases' um bando de rebeldes, que tem entre 14 e 18 anos, vagabundos, que não trabalham e são sustentados pela família, é assim a vida do nosso trio de protagonistas Ponyboy, Dallas & Johnny. Confesso que essa foi uma experiência muito estranha, é muito estranho mesmo ver atores como Matt Dillon (Dallas) ainda atuando enquanto jovem, mesma idade que eu mais ou menos - e por sinal é uma péssima atuação de sua parte ... Uma bagunça aqui, uma baderna ali essa é a vida do trio, até que um certo dia a raiva fala mais alto devido a problemas familiares e Johnny (Ralph Macchio) decidi esfaquear outro garoto, logo após o crime procura ajuda e acaba fugindo e se mantendo refugiado durante um longo tempo - Após sua volta, se deparam com um incencidio pela vizinhança, e ele mesmo decidi salvar um bando de crianças que estavam presas e fica gravemente ferido.


O filme não aborda nada que quem acompanha o cinema, principalmente os filmes da década de 80 já não tenham visto - tudo repetido. Recentemente li em um site de cinema, a seguinte frase: "Ahhh... a juventude é bela. Pena que tenha que ser vivida pelos jovens.”
Major Philip Kirby, personagem de Ray Milland em A Incrível Suzana, de Billy Wilder. - Compravamos com este filme que é a pura verdade, a juventude desperdiça o que há de melhor na vida do ser humano.

Fiquei muito intrigado com algumas cenas que o diretor Francis conseguiu uma proeza muito bela, com personagens dos anos 80 e uma técnica que faz parecer um filme feito nos anos 40, as cores são bem colocadas assim somos levados a uma fita que parece 20, 30 anos mais velha, achei isso um tanto interessante ... Já que todo o resto é de mau a pior ... Coppola não faz nada pra deixar o filme melhor, o roteiro que não se desenvolve, que não vai pra frente, fica todo o tempo na mesmisse - e ainda somos grudados, com um bando de jovens inexperientes que claro, que não sabem atuar. Mais um fraco filme de Coppola.

• Avaliação: 5,5
▬ Cotação: Regular
» Direção: Francis Ford Coppola
» Roteiro: S.E. Hinton (romance), Kathleen Rowell (roteiro)
Elenco: Matt Dillon, Tom Cruise, Emilio Estevez, Rob Lowe, Patrick Swayze, Diane Lane.

4 comentários:

  1. espero ver esse o quanto antes.
    a maioria das referencias dele são boas
    :)

    ResponderExcluir
  2. Esse ainda não vi, pena que parece não ser tão bom.

    ResponderExcluir
  3. Um filme que adoro, sempre choro quando Mat Dilon sofre. Consegue me mostrar em sua interpretação como é doloroso ser jovem e só.

    ResponderExcluir
  4. aprenda primeiro a escrever. Erros de português bizarros. "Mesmisse" aff

    ResponderExcluir