quinta-feira, 30 de abril de 2009

Juno



(Juno, 2007)

Divertido e descolado, Juno é uma comédia adolescente que não aparecia a anos.


Retratar o universo adolescente sempre foi uma constante no cinema norte-americano.Desde que George Lucas abriu caminho com Loucuras de Verão, este filão transformou-se em praticamente um subgénero, especialmente após John Hughes ter marcado época nos anos 80 com obras como O Clube dos Cinco.
Escrito por Diablo Cody (uma ex-stripper que virou best seller que virou roteirista), Juno apresenta uma garota de 16 anos que se vê diante de uma gravidez indesejada após uma noite com o melhor amigo. Certa de que não tem capacidade de ser mãe, decide dar o bebê para a adoção, com o apoio do pai e da madrasta, e escolhe um casal bem-sucedido para a tarefa. À medida que o tempo passa, novos obstáculos e conflitos vão surgindo e Juno precisa crescer para conseguir lidar com eles. Juno pode parecer apenas mais um filme adolescente, repleto de lugares-comum e um casal de protagonistas bonitinho e sem talento. Vai pensando ...


Juno é uma produção muito bem escrita, dirigida e interpretada. Ainda que possua sua parcela de falhas, o filme tem a capacidade de combinar com talento inteligência e sensibilidade ao tratar de um tema difícil e delicado. Evitando ao máximo resvalar no lugar-comum, Diablo Cody apresenta um texto com ótimos diálogos e personagens surpreendentes, além de deixar de lado qualquer lição de moral. Os clichés do género, como os valentões e o desejo de ser popular, não aparecem em lugar algum de Juno, o que é uma bênção para os espectadores.
E o tratamento dado para a Juno personagem é extremamente hábil. Ao contrário do que acontece na grande maioria das produções do género, Juno não se encaixa em qualquer estereótipo. Ela é nerd, é descolada e é popular ao mesmo tempo.Juno é, no fundo, uma garota que ainda não se encontrou, condição que fica clara quando responde ao seu pai: “Não sei que tipo de garota eu sou”.


Mas há problemas em Juno. Além da já citada tentativa de colocar uma piada em cada frase, o texto de Cody erra ao tratar de maneira superficial o relacionamento entre Juno e Bleeker. Ainda que a plateia goste e se importe com os personagens, pouco é oferecido no sentido de justificar um sentimento maior entre eles. Desta forma, quando Juno se abre para o amigo, a audiência não consegue compreender o que levou a este ponto, tornando a cena emocionalmente estéril.

Dirigido com sensibilidade por Jason Reitman, que cria belas cenas como a de Bleeker deitando ao lado de Juno na cama do hospital e o final, Juno é um leve frescor de originalidade em um género inerte de ideias. Apesar de tentar ser mais do que é em diversos momentos, o filme desperta risadas e consegue emocionar sem apelar para o melodrama, além de trazer uma trilha sonora deliciosa. Não é a melhor produção do ano e nem mesmo a melhor em cartaz, mas possui diversas qualidades, entre elas a comprovação do talento de uma jovem e adorável estrela.

•Avaliação:9,0
•Cotação:Excelente
» Direção: Jason Reitman
» Roteiro: Diablo Cody
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, J.K Simons, Jennifer Garner, Allison Janney, Jason Bateman
Vencedor do OSCAR de Melhor Roteiro Original - Diablo Cody

▬ e mais 3 Indicações:
Melhor Filme
Melhor Direção - Jason Reitman
Melhor Atriz - Ellen Page

8 comentários:

  1. Filme amado, muito amado. Tem quem vá contra (o típico backlash que acontece com todo filme de certo prestígio), mas não consigo reclamar de um filme com o coração no lugar, tão bem atuado e escrito com inteligência e originalidade. Um must-see!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É um filme ao mesmo tempo sensível e realista, com uma boa história valorizada pela ótima Ellen Page.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu vi várias críticas boas sobre Juno e ainda não consegui vê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, à primeira vista JUNO aparenta ser mais uma comédia indie inusitada dirigida a adolescentes. Mas vai além, com originalidade, grande roteiro e uma excelente protagonista!

    ResponderExcluir
  5. eu me diverti bastante com essa história. até dou razão para indicação a melhor filme, ja que dos nomeados, era o que tinha mais aceitação do público.
    abraço :)

    ResponderExcluir
  6. "Juno" é um daqueles filmes que trazem frescor imediato a um cinema sisudo, com atração imediata a qualquer um que o assista. Adoro a Ellen Page (só não dava o Oscar pra ela por causa da Cottilard, senão..)
    E a trilha sonora 80's? É show!!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse filme!
    Acho o roteiro brilhante e os diálogos são perfeitos!
    Ellen Page está muito boa no filme, assim como o elenco todo!

    ResponderExcluir
  8. Um filme muito bom. Consegue contar com muito bom humor um assunto social que infelizmente virou uma constante na vida real. ;)

    ResponderExcluir