quinta-feira, 30 de abril de 2009

Desejo e Reparação


(Atonement, 2007)

Sem nenhum exagero, talvez seja a obra mais bela (visualmente) já feita para o cinema


Depois de 'Orgulho & Preconceito', tinha certeza que Joe Wright, não iria decepcionar. Dito e feito, em 2007 - o diretor escolhe o maravilhoso livro de Ian McEwan para adaptar, quem viu o primeiro filme do diretor, sabe que ele é acima de tudo fiel a sua adaptação, neste não é nem um pouco diferente, ele consegue se manter no ritmo do filme a maior parte do tempo.

Na Inglaterra de 1935, numa rica propriedade rural, vivem a matriarca e suas duas filhas – a voluntariosa Cecilia, a mais velha, e a jovem Briony, de 13 anos. Também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge às expensas do falecido patrão. Cecília e Robbie têm uma forte conexão, sem saberem, no entanto, se são correspondidos um pelo outro. Briony é a única testemunha da atração entre os dois, e será justamente uma iniciativa dela a definir o futuro dos dois amantes. As intervenções de Briony são mais graves do que parece.


Baseado no best-seller do escritor britânico Ian McEwan, "Atonement" é um complexo filme, que aborda inúmeros temas, do poder da criatividade às histórias de horrores da 2ª Guerra Mundial, mas o maior tema retratado é, sem dúvida, o sentimento de culpa e o arrependimento. O livro ainda toca no assunto de estupro e da falta de carácter e compreensão por parte das pessoas, é o caso de Lola que aparentemente é estuprada quando ainda é jovem por volta de seus 12 ou 13 anos por Paul Marshall o dono da fabrica de chocolate, que mais tarde consequentemente irão se casar - O filme dá um lição de moral muito bela, como por exemplo nem tudo o que nos vemos, nos devemos sair falando - na intromição que as pessoas tem, umas no romance dos outros - Briony para aqueles que são apaixonados por histórias românticas, e vão na fé esperando algo muito romântico por parte desse, a personagem pode causar um grande transtorno diria até que um pouco de raiva em alguns expectadores. A ingenuidade nem sempre conquista a todos, nesse caso - pra mim, foi mais que besteira.


Pra mim não resta dúvidas, que 'Desejo & Reparação' é um dos filmes mais belos já feitos pro cinema, em tudo sem deixar passar nenhum quesito, vamos a eles:
A fotografia talvez seja o ponto mais belo, muito - até demais em algumas cenas, um exemplo é a cena em que Robbie e Cecilia discutem a beira do chafariz e ela tem que entrar na água para pegar um pedaço do vaso quebrado, enquanto Briony observa pela janela (o movimento da janela é estupendo) - ou então, quando Robbie coloca a palma da mão sob a agua, são otimos momentos da fotografia. E o que dizer sobre o elenco ? Em alguns momentos penso que Keira não é a ideal para o filme, mas ao mesmo tempo não consigo substitui-la por nenhum outra - assim como James McAvoy ou seja eles estão otimos em seus personagens e não há o que mudar - Sem esquecer no trio que interpreta Briony, Saiorse Ronan incrível - colocou todo o necessário na personagem, assim como Romola & Vanessa Redgrave no pouco que aparece no filme já é o suficiente para dar o final necessário pra personagem. O roteiro de Christopher Hampton fiel até o ultimo instante - Direção de Arte, Som, Figurinos inspiradissimos, as cores do filme tudo maravilhoso - e pra encerrar, alguém me diz de onde Dario Marianelli tirou inspiração pra compor tal trilha sonora ?

•Avaliação:9,0
•Cotação:Excelente
» Direção: Joe Wright
» Roteiro: Ian McEwan (romance), Christopher Hampton (roteiro)
Elenco James McAvoy
Keira Knightley
Saoirse Ronan
Patrick Kennedy
Vanessa Redgrave

Vencedor do OSCAR de Melhor Trilha Sonora - Dario Marianelli

▬ e mais 6 Indicações:
Melhor Filme
Melhor Atriz Coadjuvante - Saoirse Ronan
Melhor Roteiro Adaptado - Christopher Hampton
Melhor Fotografia - Seamus McGarvey
Melhor Direção de Arte - Sarah Greenwood e Katie Spencer
Melhor Figurino - Jacqueline Durran

12 comentários:

  1. Um filme que já entrou na minha lista... tenho que vê-lo...

    Ótima resenha!!!

    Até mais...

    Ass.: André - Milha Turva

    ResponderExcluir
  2. Gostei mais do "Orgulho e Preconceito", mas esse tbm é bom e muito bem realizado!
    Keira Knightley está ótima de novo, excelente atriz!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o filme! Concordo, uma fotografia extraordinária! O livro está ainda melhor. Joe Wright escolhe sempre os melhores livros, tal como em Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  4. tbm vi o filme ontem, realmente um show, chorei rios no fim, o que mais gosto é clima de remorso que o filme leva durando a projeção, um otimo filme.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não o vi, mas está na "pilha" de DVD's que comprei e tenho para ver...
    Mas parece-me um excelente filme pelo que já li em artigos sobre ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente o filme alcança um resultado visual memorável, o Joe Wright acertou completamente nesse sentido.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como gostei desse filme. Já tinha adorado Orgulho e Preconceito, mas este superou. Adoro a atuação da Keira Knightley, ela é maravilhosa. Um filme mais recente dela que recomendo é A Duquesa.

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Tenho um carinho mais do que especial por "Atonement", para mim o filme de 2008. Poucas vezes um drama romântico soube ser tão eficiente. Eu amo o Joe Wright. Amo a Keira. O McAvoy. A Romola Garai. A Saoirse Ronan. O Cristopher Hampton. O Dario Marianelli.
    E-S-P-E-T-Á-C-U-L-O!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso! O melhor filme daquele ano, pra mim!
    Tudo nele é perfeito!
    Todo o elenco é eficiente, principalmente Saoirse Ronan (a melhor coadjuvante *.*) e o James McAvoy!
    A direção do Joe é perfeita também, o que é aquela cena da praia?????
    A técnica do filme também é perfeita! Desde a fotografia fantástica até a delicada trilha do Marianelli!
    Amo demais esse filme!

    ResponderExcluir
  10. A estética deste filme é tão linda, tão linda, que alguns infelizes a demarcam como "plástica". Vai entender...

    Eu AMO este filme. Mas AMO mesmo. Poderia dormir ao seu lado. hahahahahahahaahaha

    Enfim...

    Nota 10

    ResponderExcluir
  11. Como sabe, tenho um carinho bem especial por este filme. para mim junto com "Sangue Negro" era o merecia um reconhecimento melhor da parte da Academia na hora da premiação. rsrsrs. Virei uma fã do trabalho do Joe Wright. ;)

    ResponderExcluir