quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conduta de Risco


(Michael Clayton, 2007)

Elenco e roteiro (excelentes) fazem com que o filme seja menos frio e distante do expectador.



O até então roteirista da trilogia Bourne, simplesmente resolveu ir em busca da direçao de um filme, este também com roteiro por sua conta, Tony Gilroy conseguiu o que queria, ou melhor até mais do que queria, com este conseguiu duas indicações ao prémio da academia.
O roteiro do mesmo conta a história de alguns advogados, que trabalham pra uma grande companhia, entre eles temos o personagem titulo Michael Clayton que trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas. Quando o principal advogado da empresa sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente de sua empresa, Clayton é enviado para solucionar o problema.


O film de Gilroy, acaba não abordando nenhum tema importante - apenas envolvendo todos em um unico assunto, porém um assunto longo e um tanto cansativo, a advocacia pratica de forma errada e de precária. Ainda, assim é um filme interessantíssimo, principalmente para aqueles que vão ao cinema para ver algo bom, bem ao contrario dos estereotipados ou arrasta quarteirões que não utilizam em nenhum momento seu cérebro, bem ao contrario aqui, que é necessário acompanhar de perto, bem perto a trama do inicio ao fim, ou então ...


È inegável que o diretor conseguiu reunir um elenco que não tem palavras, só consigo dizer que é um dos melhores elencos e roteiros do ano, o trio que faz o filme é intocável, a começar claro por George Clooney, ator, diretor, roteirista e produtor de carreira milhonaria conquista aqui sua segunda indicação ao oscar de uma forma justa, por mais que a categoria naquela ano tenha sido com pouquíssimo espaço, Tom Wilkinson & Tilda Swinton nem se fala coadjuvantes de primeira linha, que fazem o trabalho perfeitamente, destaque para a ultima vencedora do oscar, a ultima cena do filme, na qual temos um dialogo entre os personagens Karen e Michael, chegamos a um ponto de ter uma dó absoluta da personagem por sua expressão perfeita. A direção de Gilroy, também se sobressai, em alguns momentos temos movimentos inusitos, já como no começo do filme, a narrativa seguida dos movimentos da direção são ótimos - e sem dúvida o que mais agrada no filme, são os diálogos que por mais que complicados, todo o credito fica com a inteligência de conversas rápidas e precisas - ou longas e perspicaz, sem esquecer da ótima trilha sonora de James Newton Howard e da edição também precisa, o que é mais do que necessária nesse tipo de filme. Enfim, o filme sem dúvida consegue chegar e passar tudo o que queria.

•Nota: 8,5
•Cotação: Òtimo
» Direção: Tony Gilroy
» Roteiro: Tony Gilroy
Elenco George Clooney,Tilda Swinton,Tom Wilkinson,Michael O'Keefe,Sydney Pollack,Danielle Skraastad,Wai Chan


Vencedor do OSCAR de Melhor Atriz Coad. -Tilda Swinton

▬ e mais 6 Indicações:
Melhor Filme
Melhor Direção - Tony Gilroy
Melhor Ator - Geroge Clooney
Melhor Ator Coad. - Tom Wilkinson
Melhor Roteiro Original - Tony Gilroy
Melhor Trilha Sonora - James Newton Howard
Melhor Edição

11 comentários:

  1. Todos tem falado muito bem sobre este filme. O filme ser cansativo é o de menos, acho que o pior é você não ter que pensar e ainda revelar o final do filme no primeiro minuto.

    Ótima resenha!!

    Ass.: André Siqueira - Milha Turva

    ResponderExcluir
  2. Adoro "Conduta de Risco", um filme que envolve muitas intrigas, surpresas, trapaças e investigação! Me lembra muito aqueles filmes adaptados dos romances de John Grisham, como "RainMaker", "A Firma" e "O segredo". Também tem um clima meio "Rede de Intrigas" (e este você sabe que eu adoro).
    Um abraço, Cleber!

    ResponderExcluir
  3. Hm, acho legal... Mas longe de ser um filme que concorreria ao Oscar, sei lá, se fosse meu filme eu me surpreenderia "Po, sério que ces querem que eu concorra ao Oscar?" rs...

    ResponderExcluir
  4. Adoro "Conduta de Risco", inclusive acho que foi um dos três melhores filmes de sua temporada e até um pouco subestimado. O Gilroy foi uma excelente revelação, ao passado que o trio principal é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. olá

    achei o filme um puco cansativo, mas sem dúvida a atuação dos atores, principalmente a da Tilda Swinton, são impecáveis - não e a toa que ela levou o oscar. Concordo com você: aquela última cena fecha o filme com chave de ouro.
    Resumidamente, gostei do filme.

    té mais

    ResponderExcluir
  6. Quando eu assisti a este filme, pela primeira vez, o achei muito superestimado. Porém, quando o revi, passei a enxergar a qualidade deste thriller. Só não consigo mudar minha opinião a respeito da atuação do Tom Wilkinson, que considero acima demais do tom...

    ResponderExcluir
  7. Acho bom, mas um tanto superestimado - e o deixaria longe dos finalistas do Oscar de Melhor Filme. Assim como a Ka aí em cima, não gosto da interpretação do Tom Wilkinson, exagerado e fazendo o óbvio. Mas considero Tilda Swinton a melhor coadjuvante do ano, mesmo acima de Cate Blanchett. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário de muitas pessoas no nosso país, gostei bastante do filme. Aliás, acho que daria a mesma nota que tu. Mas entre 8 e 9 dou 8. Espero que ganhe o reconhecimento que merece no futuro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Filmaço, história envolvente e interessante, com um time de atores de primeiro nível, é dificil apontar quem está melhor!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  10. Achei um ótimo filme, por me identificar com a história, que envolve advogados, mas comparar com o outros indicados ao Oscar, é o que tem menos força. ;)

    ResponderExcluir