terça-feira, 28 de abril de 2009

Onde os Fracos Não Têm Vez


(No Country for Old Men, 2007)

Grande ambientação, ótima construção de personagem, excepcionais trabalhos de direção e roteiro - tudo isso e mais um pouco é o filme dos Irmãos Coen.


Está é a segunda vez que os irmãos Coen chegam a disputa na Academia ... na primeira vez eles perderam com sua obra-prima 'Fargo - Uma Comédia de Erros', para o filme ou melhor, para o melodrama chato de Anthony Mighela 'O Paciente Inglês' - em 2008 eles conseguiram diversos prémios com essa adaptação, e nada menos que 4 estatuetas incluindo melhor filme & direção.

O filme trata de uma perseguição infernal entre alguns personagens - ou melhor, alguns maléficos personagens, em meio ao deserto do texas Llewelyn Moss, está em sua caça perambulando, quando encontra alguns carros e corpos perdidos no deserto, sabendo que não é apenas isso que tem por ali, sai em busca e encontra nada menos que uma maleta cheia de dinheiro ... Pouco antes disso conhecemos a alma maligna do filme o mercenário Anton Chigurh (nome bem estranho), que é 'contratado' para ir em busca dessa maleta de dinheiro, e sem duvida ele vai não importa o que tenha em seu caminho, dai em diante temos uma perseguição infernal entre esses dois - Sem esquecer do Xerife Ed Tom Bell, do outro mercenário também contratado Carson Wells e a esposa de Moss, Carla Jean Moss que foge durante todo o filme.


Os irmãos Coen entram em um mundo marginalizado, como a violência insano que passa na cabeça das pessoas, algo que chega ao ponto de ser inexplicável porque cometemos esse tipo de delito, as drogas e a ganancia.
Enquanto via o filme, fiquei me repetindo muitas vezes: o filme é tão sujo, e tão limpo ao mesmo tempo, já no inicio temos uma fotografia muita bela, em meio a um deserto imundo e que logo é poluído ainda mais com cadáveres ... O movimentos dos Coen continua os mesmos, mais de uma forma - de uma aplicação mais rápida por causa de sua edição muito ágil, podemos ver isso já em seu inicio, enquanto Anton enforca a força o policial na delegacia - nesta cena a edição trabalha perfeitamente com uma agilidade e da forças aos movimentos das cameras, mesmo que seja de costume dos irmãos Coen. O que dizer sobre o elenco ? O que mais vale no filme ? O que faz o filme ? Tudo isso isso, e mais um pouco grande parte é por causa do elenco fantástico destaque claro, para nosso vilão exuberante Javier Bardem - que constroe um personagem inesquecível, muito belo, e claro muito bem atuado - realmente digno de sua estatueta dourada. O texto dos irmãos Coen sempre foi bom, em todos os seus filmes - aqui trabalhando com diálogos mais aplicados e uma narrativa interessante como no inicio do filme, e o dialogo do Xerife e sua esposa no final são excelentes. Enfim, a adaptação de Cormac McCarthy dos irmãos Coen é um filme que vale muito apena, e quem sabe seja realmente o melhor filme do ano !?

• Avaliação: 9,0
• Cotação: Excelente
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Joel Coen (roteiro), Ethan Coen (roteiro), Cormac McCarthy (romance)
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem,Woody Harrelson,Josh Brolin ,Kelly Macdonald.

Vencedor de 4 OSCAR:
Melhor Filme
Melhor Direção - Joel & Ethan Coen
Melhor Ator Coad. Javier Bardem
Melhor Roteiro Adaptado - Joel & Ethan Coen

▬ e mais 4 Indicações:
Melhor Edição (Roderick Jaynes)
Melhor Fotografia (Roger Deakins)
Melhor Edição de Som (Skip Lievsay)
Melhor Mixagem de Som (Skip Lievsay, Craig Berkey, Greg Orloff e Peter Kurland)

14 comentários:

  1. Quem sabe .. :b
    também é dos meus preferidos do ano, mas Haverá Sangue é, na minha opinião, muito bom também.

    ResponderExcluir
  2. Esse ainda não vi, mas quero muito ver ;)
    Parece-me bastante bom :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não vejo um filme com este ator há muito tempo, procurarei por este filme e quem sabe ele não entra em um dos meus posts. ;)

    Até mais!!!

    Ass.: André Siqueira - Milha Turva

    ResponderExcluir
  4. Eu demorei séculos para conferir, fui ver, pra você ter uma idéia, semana passada... Achei um dos melhores filmes que eu já vi, atuações fantásticas e de um pessimismo fora do comum... Muito bom como os irmãos Coen conseguem colocar 3 finais em um filme e ainda serem taxados de não fazerem um final, rs...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito do filme, mas acho-o levemente superestimado. Não sei se daria o Oscar de melhor filme para ele, por exemplo. De qualquer forma, vale pelos personagens memoráveis e pelo EXCELENTE roteiro!!!

    ResponderExcluir
  6. Taí um filmão muito bem dirigido, muito bem escrito, muito bem atuado. E ainda come poeira do concorrente no Oscar, Sangue Negro, provando que 2008 foi um ano atípico e excelente para o cinema. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. olá
    parabéns pelo blog

    nossa, qndo vi onde os fracos não tê, vez eu me assustei com a frieza do personagem psicopata. É ele que gera toda a tensão do filme, principalmente nas cenas de perseguição e assassinatos. Não é a toa que o ator ganhou o oscar.

    virei seguidor.

    até mais

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu ainda não vi este filme... ele está passando no Telecine, estou tentando me programar para assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Um filme acima da média. Cru, cruel e instigante.
    =)

    ResponderExcluir
  10. Olha, como todos filmes que ganham o Oscar de melhor filme nos últimos tempos, este foi logo sendo repudiado e debochado por vários. Mas é um trabalho brilhante! Só não digo que mereceu porque prefiro Sangue Negro e Atonement.

    Nota 9.5

    Ciao!

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores da década com uma interpretação completamente desconcertante de Bardem.

    ResponderExcluir
  12. Um ótimo fime, com certeza, que vale destaque pela atuação mostruosa de Javier Bardem. ;)

    ResponderExcluir
  13. O melhor filme dos Coen. E olha que eu não sou fã deles de jeito nenhum. A cada vez que eu revejo um de seus filmes, a cotação cai. Aconteceu com "Barton Fink" e "Ajuste Final" recentemente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Excelente, passou a ser um dos meus favoritos dos irmãos Coen, minha nota tbm é 9.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir