sábado, 18 de abril de 2009

#TOP! 10° Diretores

Inaugurando agora minha quarta nova sessão por aqui no CineClub!, segue agora a minha lista dos dez melhores diretores vivos, segundo eu claro! Lá vai ...
10° Christopher Nolan
A sua filmografia que conta apenas com cinco filmes é nada menos do que brilhante, sem contar que ele simplesmente reviveu a franquia milhonaria da Warner. com Batman, e não foi só isso - o filme 'The Dark Knight' foi um sucesso imenso e creio que não é somente eu que vê, que Nolan tem um parte gigantesca nos créditos desse filme. Ainda, não podemos esquecer que Christian Bale já virou se parceiro, e em 'O Grande Truque' ambos fazem um trabalho excepcional. Ainda assim, Nolan executa direção perfeitamente em 'Amnésia' - sua segunda obra-prima.

09° Irmãos Coen
O diretor de duas-cabeças tem caprichado bastante em seus ultimo filmes, nos dois últimos excelentes. Mas, assim como todo mundo tem seus erros estes não foram poucos, mais os acertos foram maiores como o ótimo 'O Homem Que Não Estava Lá' - e é claro, a obra máxima de suas carreiras 'Fargo - Uma Comédia de Erros'.

08° Paul Thomas Anderson
Alguém tem algo pra falar desse génio ? Eu nem me arrisco!

07° Steven Spielberg
Uma legião de fãs imensa este homem tem, me incluo nessa legião, por ser fã absoluto de obras do cinema que jamais serão esquecidas, como E.T - O Extra-Terrestre, Tubarão filme que deu inicio ao tão dito 'arrasta quarteirão'. A franquia riquíssima 'Indiana Jones' que foi fenómeno no mundo todo, e é claro suas obras mais sinceras como no meu favorito 'O Resgate do Soldado Ryan' pra mim um filme incansável, no seu ultimo filme indicado ao OSCAR 'Munique' um filme extremamente sincero com tudo, pra muitos a sua obra-prima 'A Lista de Schindler' e o mundo dos ET's com 'Contato Imediato em Primeiro Grau', e as suas adaptações literárias, não podemos esquecer do ótimo 'A Cor Púrpura', diretor a caminho da gloria máxima do cinema.
06° M.Night Shyamalan
Considerado o mestre do suspense, arrasou todo mundo com 'O Sexto Sentido' um fenómeno mundial que agradou grande parte da critica, e ainda com seus outros muitos suspense como em 'Corpo Fechado' pra mim seu filme mais fraco, o maravilhoso 'Sinais' & 'A Vila'. Ultimamente muitos dizem que só tem ido de mal a pior pra mim 'A Dama na Agua' é uma realização pessoal, porém muito boa assim como 'Fim dos Tempos' mais um filme ótimo. Não tenho o que dizer, a não ser aprovar que ele sabe escrever um bom suspense.

05° David Fincher
Clube da Luta ? Obra-prima? Resposta: Sim, mais ainda não é meu preferido fico com 'Se7en' uma pérola no meio de muitos suspenses perfeitamente dirigido, afinal Fincher sabe como ninguém conduzir Brad Pitt, infelizmente não sou um grande admirador de sua ultima fita que ficou pesada e morta demais, mais ainda assim acho este um grande realizador de suspense, assim como viram em 'Zodíaco' excelente também. Até seu filme mais fraco 'O Quarto do Pânico' - pra mim ainda é bom.

04° Peter Weir
Simplesmente detesto 'Mestre dos Mares', mais depois que vi 'A Testemunha' (um dos melhores filmes de todos os tempos) - e sua obra-prima depressiva 'Sociedade dos Poetas Mortos' não há mais o que questionar deste, indicado ao OSCAR quatro vezes, já temos um novo filme dele a caminho, só esperar na máxima ansiedade.

03° Stephen Daldry
Três filmes. Três obras-primas. Não sei mais o que pensar deste homem que saiu do nada, e hoje tem o meu maior prestigio.
02° Martin Scorsese
Posso ficar horas e horas falando desse mestre da máfia ... Suas obras são muitas, Os Infiltrados, Gangues de Nova York, Cassino, Os Bons Companheiros - são prova que este sabe como conduzir esse tipo de filme, até mesmo em 'O Aviador' pra mim uma obra-prima perfeitamente executada - Mas, de longe 'Taxi Driver' é o melhor, a parceria De Niro & Scorsese infelizmente não ocorre mais, todos gostavam mas ... Agora seu novo prodigió é DiCaprio, o que esperar de Shutter Island ?
01° Sidney Lumet
Mestre. Génio. Eterno. O melhor diretor ainda vivo, com muita gloria e prestigio, afinal '12 Homens e uma Sentença' é referencia de uma bom cinema, 'Um Dia de Cão' maravilhoso em todos os aspectos, 'Rede de Mentiras' só pra mostrar que sabe fazer cinema, e até mesmo em seus filmes atuais como em sua ultima fita, conduzindo até mesmo Vin Diesel o diretor mostra que é bom, e sabe fazer cinema.

14 comentários:

  1. Tudo gente da 'pesada'. Mais lugar, menos lugar, é uma lista de respeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua lista, especialmente pela presença de meu diretor preferido (P.T. Anderson) e do M. Night Shyamalan (um tanto subestimado). As duas primeiras posições são incontestáveis...

    ResponderExcluir
  3. lista muito boa, com destaque para Shyalmalan e Chris Nolan. só faltou Spike Jonze (hehehe :P). não falo de nomes como Spielberg, Scorsese e Lumet porque ambos estão em um nível muito acima dos outros. :)
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala Cleber..Tudo bem? òtima lista de diretores... mais ´pe claro que a minha seria bem diferente...Mais sua está fantástica...Só um não me agrada... Irmãos Coen, não gosto dos filmes deles.

    A minha seria assim:

    1 - Steven Spielberg
    2 - Quentin Tarantino
    3 - Alfonso Cuarón
    4 - Pedro Almodóvar
    5 - David Fincher
    6- M.Night Shyamalan
    7 - Guillermo Del Toro
    8 - Alejandro González Iñárritu
    9 - Fernando Meirelles
    10 - Paul Thomas Anderson

    É difícil escolher...São tantos diretores fantásticos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Receba a minha admiração por uma lista tão especial! Claro que o Shyamalan cometeu uma burrada perdoável, mas quem é que não comete? Acho apenas que Mike Nichols devia estar aí. Spielberg é meu diretor favorito EVER. E o Lumet (AAAAMMMMOOOO "Rede de Intrigas" e "12 Angry men".)
    Abraços, Cleber!!!

    ResponderExcluir
  6. Com uma lista dessas, creio que você tenha grande cultura e bom gosto cinematográficos.
    Meus dois diretores favoritos estão aí, Spielberg e Shyamalan - outros seriam Weir (também na lista), Yimou, Mann, Allen e Lynch.

    Cumps.

    ResponderExcluir
  7. steven em primeiro, não gosto do escorcesse( não me pergunte pq)o primeiro da lista não conheço. eu colocaria tim burtom, ele sempre me surpreende.
    abraçus

    ResponderExcluir
  8. UAU! Só nome de peso em sua lista. Parabéns, temos em comum o primeiro lugar, Lumet, que também estaria no meu topo, rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  9. É uma boa lista de facto. Aliás, acho que tens quase todos os nomes que eu também poria. Ainda assim trocava a ordem com Spielberg a dominar talvez seguido de Fincher e Nolan.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Só não gostei de Shyamalan na lista. Seu único trabalho fantástico foi "O Sexto Sentido". Acho que Paul Thomas Anderson deveria estar algumas posições na frente. E Martin Scorsese deve ficar onde estar, na sua frente eu colocaria Tarantino, meu diretor favorito! Gostei de sua lista. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Com exceção de M.Night Shyamalan não tenho nenhum dos outros noves diretores como prediletos. "Fim dos Tempos" é a realização menos inspirada do diretor indiano. Ainda assim, é um filmaço!

    ResponderExcluir
  12. Bela lista! Todos os realizadores apontados, são grande realizadores. Mas para mim faltam ai 2 realizadores. Clint Eastwood e Tarantino.

    Gosto ainda muito de Wes Andersen, mas entendo que a sua obra ainda não é comparável à dos monstros referidos.

    ResponderExcluir
  13. Toda lista acaba em polêmica, mas gostei da sua. Ficaram de fora Coppola e Clint Eastwood.

    Abraço

    ResponderExcluir