domingo, 10 de maio de 2009

#Polémica: Homossexualismo.

Não foi uma, ou duas ... foram diversas vezes que o homossexualismo foi levado ao cinema. Uns de forma grotesca que dá até raiva, outros de forma tão perfeita que se torna inacreditável. Pois bem, o cinéfilo que vos escreve tem no topo de sua lista de filmes um com temática gay, ele é O Segredo de Brokeback Mountain, 2005 - Ang Lee, um filme perfeito é inegável isto, o diretor conseguiu construir algo tocante e belo.

Infelizmente ainda temos pessoas preconceituosas, perambulando pelo mundo a fora - o que pra mim é ridículo de todas as formas, não só esse mas qualquer outro tipo de preconceito. Ou melhor, as vezes uma coisa ou outra as pessoas não gostam, mas isso não é nada que tenha que se divulgar ou até mesmo praticar violência que é o que mais acontece querendo ou não.

Voltando ao mundo do cinema, na maioria das vezes o filme agrada a muitos, o mais recente foi Milk - A Voz da Igualdade, 2008 que tem seu diretor Gus Van Sant assumidamente gay a todos, algo mais interessante pra mim é ver grandes atores se disponibilizando a fazer tais personagens sem se importar muito. Particularmente nunca imaginaria Sean Penn fazendo algo como isso - Por outro lado, fico muito feliz que James Franco (fã incondicional) tenha também aceitado.

Pra quem acompanha algumas obras do diretor sabe-se que não foi a primeira vez que ele colocou nas telas dois homens se beijando, um filme adorado por muitos Elefante, 2003 - O diretor chamou outra vez atenção principalmente de Cannes que o premiou com a Palma de Ouro de filme & direção. Um filme lento é que não é pra qualquer um, pra mim uma pérola sem valor - Na cena, na qual dois adolescentes aparentemente confusos decidem tomar banhos juntos e tornam um diálogo curto em um beijo estranho - È exuberante.

Em 2005, o filme de Ang Lee causou a maior polémica - Eu mesmo, tive que escutar comentários absurdos do filme - Cheguei a um ponto de me retirar de algumas conversas, por causa da chatice das pessoas em cima desse tema. No mesmo ano Philip Seymour Hoffman, incorporou - por sinal perfeitamente Truman Capote um grande escritor gay (quem não leu seus livros, eu recomendo), no filme de Bennett Miller, vimos que Truman tem uma pequena e delicada atração por sua inspiração, o assassino Perry Smith os relances do filme são ótimos e com ajuda de Philip o personagem se compõe perfeitamente.

Ou até mesmo em Billy Elliot, 2001 - temos retratos de uma criança que começa a se descobrir por sinal, de uma forma liricamente linda. Querendo ou não o homossexualismo ainda é um tema polémico e não aceitado por todos, mas nada é melhor do que o próprio cinema pra concientizar as pessoas e ver que todos somos iguais. Por isso, separei uma quantidade de filmes com essa temática pra eu ver durante a semana ... Pra quem gosta do assunto volto em breve a falar dele.

Abraço a todos.

Segue abaixo o video de O Segredo de Brokeback Mountain - no tão polemico beijo:


12 comentários:

  1. Milk é um excelente exemplo de um bom filme com temática gay. Séries televisivas como Queer as Folk e The L Word são também excelentes.

    ResponderExcluir
  2. PRECONCEITO RIDÍCULO, TENHO GRANDES SUSPEITAS QUE MILK NÃO ESTREIOU EM MINHA CIDADE POR ACHAREM QUE ESPANTARIA O PÚBLICO DO CINEMA.

    ResponderExcluir
  3. Breno,
    Pior de tudo é não poder fazer nada a respeito!

    ResponderExcluir
  4. Borkeback e Milk são dois ótimos filmes, principalmente Brokeback... o assunto já rendeu filmes super polêmicos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá

    parabéns pelo post, o homosexualismo ainda é tabu na sociedade. o filme o Segredo de Brokeback Mountain é um filme muito bom, consegue mostrar um amor verdadeiro apesar do preconceito...

    até mais!

    ResponderExcluir
  6. Execelente post, fantástico e concordo com tudo que você disse. Já vi vários filmes com o tema e posso dizer que todos que vi são ótimos. Como você leu no meu blog, eu Prayers for Bobby, e recomendo porque o filme é maravilhoso.

    Uma amiga me disse que a globo escureceu muito o filme O Segredo de Brokeback Mountain, proque será, né?!

    Abração, vou aguardar os outros post.

    ResponderExcluir
  7. Acho patético o preconceito, até mesmo porque os filmes tratam do tema com o maior respeito e verdade. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  8. Preconceito é ridículo, de todas as formas!
    E Brokeback é lindo! E Milk é mto bom tb!
    Tenho que ver Elefante...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Excelente post, que traz a tona os melhores filmes a tocarem no gênero. Eu ainda lembraria "Meninos Não Choram", que é incrível. Mas meu preferidos são mesmo "Milk" e principalmente, "Brokeback Mountain", dois grandes filmes do cinema contemporâneo.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  10. Todos os filmes com personagens gays são bons, menos os do Gus Van Sant.

    ResponderExcluir
  11. Parebens pelo texto. E a seleção de filmes que conseguem contar muito bem este conceito. ;)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post!
    Realmente ainda existe esse preconceito ridículo, conheço gente q ñ vê filmes com essa temática, o q é uma grande bobagem!
    Existe ótimos filmes, muito bem destacados por vc q abordam esse tema com muita propriedade, qualidade e respeito!
    Abraço!

    ResponderExcluir