sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sindicato dos Ladrões

(On the Waterfront, 1954)

Um filme, na qual todos os méritos são do roteiro.


Minha simpatia nunca foi muito grande por Marlon Brando, ainda menos com as obras de Elia Kazan, então esse é um filme que poderia demorar séculos pra ver - Mas, como desde criança escuto que este é um clássico sem igual, decidi -lo logo agora que peguei em DVD emprestado.
Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as consequências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Esse mesmo falecido é o que arrasta o filme inteiro, desde o começo quando ele é empurrado do telhado, na metade quando o irmão de Terry é assassinado até seu final com a surra que Terry leva - tá ai o maior defeito do filme.


O filme aborda temas que pra nos que vemos a fita pela primeira vez nos dias de hoje, vamos ver como se fosse clichés, mais devemos levar em consideração sua época então, dessa forma o filme não toca em nenhum assunto tão importante - Nada que não seja tão polémico nos dias de hoje, mais sim na década de 50.
Infelizmente este é um filme que não prende atenção do expectador, pelo menos a minha não - tal forma que o mérito é inteiro do roteiro, claro Elia Kazan tem sempre seus méritos há uma cena em especial que eu gostei bastante, foi no momento em que Terry conta para Eddie que estava envolvido na morte de seu irmão, o diretor conduz a cena perfeitamente - de tal forma que mexe com tudo desde as atuações até os aspectos do som, talvez seja a melhor cena do filme - Em um filme como esse temos que ter um elenco bem disposto e que sabe atuar mesmo - é esse o caso Elia Kazan reuniu grande elenco para contribuir com os mafiosos em uma perfomace excepcional. Enfim, esse não é um filme pra tanto, muito menos pra ganhar 8 estatuetas ... Fica o critério de cada um.

•Nota: 7,0
• Avaliação: Bom +
» Direção: Elia Kazan
»Elenco: Marlon Brando, Lee J. Cobb, Rop Steiger

Academy Award
- 12 Indicações:
- Vencedor de 8 categorias: Melhor Filme
Melhor Direção - Elia Kazan
Melhor Ator - Marlon Brando
- Melhor Atriz Coad. - Eva Marie Saint
- Melhor Roteiro - Budd Schulberg
- Melhor Edição
- Melhor Fotografia Preto-e-Branco
- Melhor Direção de Arte Preto-e-Branco

4 Indicações:
Melhor Ator Coad. - Lee J. Cobb
Karl Madden
Rob Steiger

15 comentários:

  1. Bom, eu discordo de você, já que eu AMO esse filme. Acho um clássico indiscutível. E sou fã do Elia Kazan, um dos meus diretores favoritos. Marlon Brando, por sua vez, prova aqui porque foi o maior ator de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Tá ai uma coisa pra se discutir Kamila, eu não vejo absolutamente nada demais na atuação de Brando, simples e singelo.

    ResponderExcluir
  3. Esse ai tá na minha lista faz tempo.

    Cleber, a crítica está lá justamente pra isso, pra te apresentar o filme e a minha humilde opinião. No mais, recomendo que assista pois se trata de um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  4. Um filmaço, mas Brando deveria ter ganho o Oscar uns anos antes por Uma Rua Chamada Pecado!

    ResponderExcluir
  5. Eu não posso dizer muito, já que não vi este filme e nenhum outro de Brando, mais tenho curiosidade de ver Último Tango em Paris, cujo livro comecei a ler ( Sim parei, muito detalhe, odeio livro assim), e fiquei curioso em ver o filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Só 7? É pouco. Além da magnitude do próprio filme com a sua poderosa história, Marlon Brando consolidava o seu estatuto de 'monstro' do cinema.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Um filme clássico com Marlon Brando, concerteza vale a pena conferir, apesar dos pesares.

    Dexei um selinho para o seu blog no Tomada 7, passa lá.

    até mais

    ResponderExcluir
  8. Esse é um daqueles filmes que estão na lista dos que preciso ver ainda nesse ano, já que aparentemente é um dos maiores clássicos do cinema.

    ResponderExcluir
  9. um dos melhores elencos q vi nos cines. muito difícil escolher o melhor dos coadjuvantes, ja que todos indicados foram merecedores de suas respectivas indicações. nem preciso falar muito do trabalho extraordinário de Marlon Brando.
    abraço, Cleber :)

    ResponderExcluir
  10. PRECISO AUMENTAR MINHA LISTA DE FILMES ANTIGOS CLÁSSICOS VISTOS, E ESSE EU PRECISO VER.

    ResponderExcluir
  11. Este parece ser ótimo. Está na minha lista de "urgências", rsrsrs. ;)

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida um dos filmes que todos devem ver. Um belo clássico, cheio de moralidade e paixão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Acho que temos que olhar a data do filme e ver o estilo de todos os outros atores antes de falar do Brando... A atuação dele é uma atuação simples, moderna e muito pouco teatal se comparado com todas as outras... Ele é fantástico e dificilmente batido... O Pelé dos cinemas, rs...

    ResponderExcluir
  14. Muito bom filme!
    Adoro o Elia Kazan, esse é um dos melhores filmes dele, com um Marlon Brando em grande forma..nota 8.0!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho q o roteiro encontra "par" encontra quem o represente muito bem, por isso acho que toda a grandiosidade do filme pode ser bem distribuida entre roteiro, elenco e claro direção.

    Te mais!!

    ResponderExcluir