terça-feira, 14 de abril de 2009

03* Tolêrancia Zero

Tolêrancia Zero
(The Believer, 2001)


Ryan Gosling mostrando que sabe aturar desde o inicio de sua carreira, em mais um filme sobre o judaísmo.


Já na primeira cena do filme, temos algo intrigante, não pra todos - porém, pra grande maioria será! Danny (Ryan Gosling) é um judeu nazista que tem problemas consigo mesmo,e com todo mundo, alias com toda a população judaica, já na primeira cena vemos ele perseguindo um garoto na qual não lhe faz nada, ainda assim danny o persegue pelo metro e pelas ruas somente pra mostrar que é nazista e que está na busca do extermínio judaico.
Cercado de problemas por si próprio, pela sua infância perturbada - Danny não consegue pensar em outra coisa a não ser em como matar os judeus, em como chamar atenção, em como fazer algo grande, em como chamar atenção dos olhos do mundo para que todos caiam na real que os judeus não passam se seres desnecessários na humanidade - Tudo isso são questões levantas pelo filme. Nunca em busca de uma melhora, Danny acaba se envolvendo com algumas pessoas por um lado boas, e por outro ruins até demais.


Primeiro, se envolve com uma garota, na qual só quer fazer sexo - Mas, que em pouco tempo se interessa pelo assunto na qual Danny não se cansa de falar - o bendito extermínio judaico. Segundo, com um grupo de nazistas que estão indo por toda parte tentando matar os judeus, implantando bombas nas sinagogas, invadindo tempos, roubando objetvos precisos pra pessoas judias. Conflitos atrás de conflitos ...

Filme pode ser até irritante em um certo ponto, principalmente pra quem não gosta do assunto - ou até mesmo, pra quem não gosta de um filme que fica batendo na mesma tecla varias e varias vezes ao mesmo tempo, já que os únicos assuntos aqui são Judeus, Religião e os problemas na Infância.



Pra mim de fato é interessante este assunto, uma vez que não pertenço a nenhuma religião, é sempre bom conhecer as outras, saber como elas são tratadas e recebidas por todos os outros, nesse caso 'Judeus' pode ser um problema, já que eles são infinitamente rigorosos consigo mesmo - Ainda assim, temos informações interessantes aqui, como por exemplo que os Judeus tem uma vida sexual mais ativa, são mais inteligentes, de QI bem mais alto, na maioria das vezes são ricos e mais uma série de coisas, pra quem quer ficar por dentro do assunto, é uma excelente oportunidade.

Tecnicamente nada é novo tudo regular e no seu devido lugar, uma vez que o diretor não tem nenhum movimento interessante - e o roteiro se desenvolve na medida do possível, neste o que mais chama atenção é de longe o protagonista, Ryan Gosling atua de uma forma convincente, que o torna cada vez mais interessante, uma vez que seu personagem não é do agrado de todos, por ser um tanto chato e pouco cativante. Porém, Gosling entra na pele do personagem e da um banho de atuação. Excelente.
Diálogos, muito aproveitados, como a cena na qual eles discutem alguns assuntos no grupo de ajuda, já que são processados por causar confusão em uma loja, e logo são mandados pra esse grupo - Diálogos incríveis temos nessa subjectiva cena que é uma das melhores filme. Por fim, como já disse quem gosta do assunto é um oportunidade excelente.

• Avaliação: 7,5
• Cotação: Muito Bom
» Direção: Henry Bean
» Roteiro: Henry Bean,Mark Jacobson

5 comentários:

  1. Muito bom e dá 7,5? hahah

    Eu gosto desse filme também.

    ResponderExcluir
  2. Sim Pedro, tudo é questão de organização!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cleber... Então, estava pensando ontem e lembrei de um filme que tinha assistido com o Ryan Gosling... Mais cabei de ver que foi o último filme que viu. Eu gosto muito de O Mundo de Leland... e o alugeui por causa da Jenna Malone, mais ali já deu para mim saber que Gosling tinha um grande talento. Já sobre Tolêrancia Zero...eu ainda não tiva a oportunidade de ver!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Um dos mlehores actores da actualidade. Completamente menosprezado pelo publico...

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente conheço pouco da filmografia alternativa de Gosling, certamente este filme deverá constar em minha lista de desejos a partir de agora.
    E eu curto descobrir novas religiões, não para seguir, mas só para conhecer mesmo. O judáismo tem muitas peculiaridades interessantes.
    Um abraço, meu caro!

    ResponderExcluir